Chá para toda hora

Chef Mori Ohta

O que o chá representa na cultura japonesa?

A cultura do chá no Japão surgiu no século XII, juntamente com os hábitos de meditação budista.

Na verdade, acredita-se que quem trouxe o chá para o Japão foram alguns monges japoneses que estavam em missão na China. Ao retornarem às suas terras natais, esses religiosos trouxeram consigo os primeiros tipos de chás e infusões.

Inicialmente, o chá era consumido para fazer os pacientes recuperarem o bem-estar físico. No Ocidente, a bebida ainda está associada com doenças e enfermidades.

Contudo, no Oriente, o chá se popularizou tanto, a ponto de o Japão criar a famosa “Cerimônia do Chá”, ou Chanoyu, como é conhecida no país. Não é à toa que o país se tornou líder na produção e consumo de chá em todo o mundo.

Agora falando sobre a Cerimônia, é importante ressaltar que essa celebração é fundamental para compreender a cultura japonesa. É nessa ocasião em que o Matcha, uma bebida feita com chá em pó, é preparado e servido de forma muito simbólica.

O Matcha, de acordo com a cultura japonesa, tem a função de auxiliar as pessoas que o bebem em encontrar a harmonia espiritual, natural e vital, fazendo com que o indivíduo encontre a paz interior. É um momento de transcender o aspecto físico do corpo.

A Cerimônia do Chá pode durar até quatro horas e é dividida nas seguintes etapas:

Kaiseki: é a recepção dos convidados pelo anfitrião, um momento acompanhado de refeições leves e rápidas.

Naka-dachi: o anfitrião sugere que os convidados visitem o jardim do local, para fazer reflexões. Apreciar flores é outro aspecto importante da cultura japonesa. Essa tradição chama-se kado. Relacionado a essa tradição, há o kodo, a apreciação do incenso.

Goza-iri: é o ápice da cerimônia e o seu início oficial, pois o gongo de metal, uma espécie de chapa de metal grande, toca sete vezes. É nesse momento que o Matcha é preparado e consumido. A bebida é servida em uma única tigela para todos.

Usucha: é o encerramento da cerimônia. É importante que os convidados bebam todo o chá, em sinal de educação e respeito. Não se esqueça disso quando estiver em uma Cerimônia do Chá oficial no Japão.

Como você conseguiu verificar, o chá é muito mais do que uma bebida. É um símbolo de hospitalidade, amizade, respeito, amor e paz. É um símbolo cultural do Japão.

Os chás japoneses mais populares

O chá é tão popular no Japão que os restaurantes e lanchonetes o oferecem de forma gratuita aos seus clientes.

Além do aspecto espiritual, o chá japonês tem pontos práticos também, como refrescar o hálito, ajudar na digestão, proporcionar relaxamento e aliviar um mal-estar.

Vamos conhecer os chás mais populares no Japão?

Matcha: o grande protagonista da Cerimônia do Chá no Japão. É preparado através de pó misturado com água fervendo. É um chá forte e amargo e, certamente, não é para todos os paladares. É também usado na harmonização de sorvetes e sobremesas.

Gyokuro: é mais um tipo de chá verde, com sabor adocicado, suave e com tons de amargo.

Sencha: é um chá verde de qualidade inferior. É levemente amargo e com retrogosto adocicado.

Konacha: é um chá verde residual. Ou seja, é feito com as sobras dos outros chás. É geralmente oferecido gratuitamente.

Bancha: enquanto o Matcha, Gyokuro e Sencha são preparados com as colheitas iniciais, esse chá é originado com as colheitas finais. É suave e amargo e também é oferecido gratuitamente.

Hojicha: é uma bebida preparada com o chá verde torrado. Sendo assim, sua cor se aproxima do marrom ou vermelho. É uma bebida mais doce e suave, com tons de caramelo. Por isso, idosos e crianças são o público-alvo desse chá.

Mugicha: é um preparo feito da infusão da cevada na água. Possui um sabor amargo, com tons de queimado. No Japão, é muito consumido gelado no verão.

Kocha: é um chá avermelhado. Com sabor suave, é misturado com limão.

Qual dos chás você ficou com vontade de experimentar?

Experimente o Chá Ohta no Mori Ohta

Para conhecer as peculiaridades no sabor de um chá oriental, você precisa conhecer o Ohta Ice Tea, uma combinação de banchá, capim limão e limão siciliano, finalizado com uma espuma cremosa.

É uma bebida revigorante e com sabor único, que remete aos sabores dos chás tradicionais orientais.

Experimente em um dos nossos restaurantes. Mori Ohta, um pedaço do Japão no Brasil.

Compartilhe:

More To Explore