Conheça o Missoshiro: A Sopa Japonesa

Busca

Categorias

Curiosidades 11 de Novembro de 2021

Conheça o Missoshiro: A Sopa Japonesa que Une Sabor, Equilíbrio Físico e Espiritual

O missoshiro, tsuyu ou sopa de missô, como é mais conhecido no Brasil, é um prato típico da culinária japonesa. Leve, saborosa e muito nutritiva esta preparação se popularizou também em nosso país. Conheça agora um pouco sobre sua origem, formas de preparo e benefícios para a saúde.

Surgimento do Missoshiro

Existem diversas teorias sobre a origem dessa sopa, mas a mais aceita é a que diz que o prato surgiu entre a China e a Península Coreana, chegando posteriormente ao Japão. Popularizou-se neste país devido a uma conjunção de fatores, passando por diversas modificações até chegar a versão que conhecemos hoje. Como o inverno no Japão pode ser muito rigoroso, é comum que sua população busque opções como caldos e sopas para suas refeições. Além disso, o missoshiro ganhou destaque por ser saboroso e bom para a saúde.

Pasta de Missô, Dashi e Tofu: Os Principais Ingredientes Desta Saborosa Sopa

A pasta de missô é produzida à base de soja. Ela é uma modificação do hishio, antiga receita que era preparada com caldo de peixe, cereais fermentados, saquê e água. Na versão mais moderna, a pasta de missô é composta por soja, sal e arroz. 

Os ingredientes são preparados com muita técnica. Primeiro, a soja e o arroz são fermentados juntos. Depois, o sal é acrescentado e a mistura é armazenada para ser maturada. É durante a maturação que ela adquire o sabor, textura e cores que conhecemos. Também é nesta etapa que se torna riquíssima em nutrientes. Está pronta a pasta de soja para o preparo do missoshiro. 

Tradicionalmente a sopa de missô leva, além da pasta de soja, o dashi, que é um caldo de peixe de aparência clarificada e sabor marcante. Ao longo dos anos a cebolinha e o tofu foram acrescentados e atualmente são indispensáveis para o preparo adequado.

Sopa de Missô: Saúde à Mesa 

O Japão costuma unir espiritualidade, tradição e gastronomia. Seu povo acredita que a filosofia do Yin e Yang aplica-se também aos alimentos que ingerimos. E o que isso quer dizer? Segundo este pensamento, é preciso encontrar equilíbrio entre as forças Yin - representada gastronomicamente por alimentos frios, como vegetais e grãos - e as forças Yang, que seriam os alimentos quentes, como carnes e pimentas. O missoshiro é considerado um prato que harmoniza perfeitamente as energias Yin e Yang, equilibrando corpo e alma.

A sopa de missô também é um alimento de baixa caloria e alto valor nutricional, sendo por este motivo excelente para pessoas que buscam redução de peso de forma saudável e sem abrir mão do sabor. 

O processo de fermentação dos grãos da pasta de soja origina probióticos e enzimas muito importantes para manter a saúde do intestino, auxiliando inclusive na recuperação da flora intestinal. Ajudam o sistema digestivo a funcionar corretamente e fortalecem o sistema imunológico. Esta sopa contém grande quantidade de vitaminas, como A, E, K e complexo B, principalmente B2 e B12. 

Por conter muitas fibras, minerais e antioxidantes este prato também faz um detox no organismo, eliminando o excesso de toxinas e substâncias nocivas que vão se acumulando em órgãos como fígado e rins, devido ao consumo de álcool, gorduras trans, conservantes artificiais, dentre outros ingredientes encontrados, principalmente, em alimentos industrializados.

Seu valor nutricional elevado também promove outros benefícios para a saúde, como:

  •  Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Reduzir e controlar as taxas de colesterol;
  • Auxiliar no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento das células e da pele,
  • Aliviar sintomas da menopausa e da temida TPM

Venha experimentar esta iguaria no Mori Ohta

O missoshiro do Mori Ohta é leve e saboroso, a entrada perfeita para seu almoço ou jantar. Unimos tradição, técnica e contemporaneidade para oferecer pratos de sabor e requinte únicos.  Agora que você já conhece todos os benefícios deste prato fantástico, te convidamos a degustá-lo em uma de nossas unidades em São Paulo, no Itaim ou nos Jardins, onde você também pode realizar sua reserva. No Rio de Janeiro te aguardamos no Barra Shopping. Você também pode pedir nossos pratos pelo iFood, whatsapp ou App do Mori Ohta. Clique aqui e faça sua reserva ou pedido!

Estamos te aguardando!