Harmonização do Saquê: O Caminho da Felicidade

Chef Mori Ohta

Se você acha que saquê é tudo igual precisa ler este artigo! A famosa bebida japonesa possui diversas versões e pode ser apreciada pura ou em drinks deliciosos. Que tal degustar diferentes tipos dela e se sentir como um verdadeiro sommelier? Fique tranquilo, vamos te conduzir neste inebriante percurso.

Mil e uma possibilidades

Você já deve ter lido em nosso artigo “Muito prazer, meu nome é saquê”, mas é sempre bom lembrar: saquê não é a cachaça japonesa. Diferente da nossa famosa bebida destilada, ele é um fermentado. Os grãos de arroz passam por um longo período de maturação para que se alcance a complexidade desejada de sabores.

Paladares desatentos podem achá-lo simples já que seu preparo leva apenas água, arroz e leveduras, entretanto ele é riquíssimo em aromas e intensidade, o que proporciona uma enorme gama de combinações que vão te levar ao mais puro deleite. Conheça as opções que você encontra em nossas casas e aprenda a harmonizá-las com maestria.

Ozeki Dry 

Esta versão tem sabor frutado e refrescante. É ideal para ser servido gelado, como em nossa sakerinha. Tem baixo teor alcoólico, perfeito para o verão e início do outono. Nossa sugestão é harmonizá-lo com nossos sashimis e teppans.

Hakutsuru Josen Suave

Este é um dos mais famosos rótulos japoneses, talvez por isso também um dos mais copiados por outros países. É suave ao paladar, de médio teor alcoólico e seu sabor é intensificado quando servido morno. Ao vir em uma de nossas casas peça para degustá-lo com o yakissoba ou missoshiro, você vai ficar fascinado!

Hakutsuru Nigori Sayuri

Com certeza este saquê vai te surpreender no primeiro gole, e não é para menos, diferente dos tipos mais conhecidos ele tem uma textura cremosa e muito aveludada. É produzido com grãos de arroz selecionados e seu aroma é frutado e levemente refrescante. Experimente pedi-lo com nosso porquinho e finger food de salmão spice.

Hakushika tradicional

Este é o saquê japonês é o mais consumido em nosso país. Degustá-lo puro é uma experiência sensacional! Seu teor alcoólico é de aproximadamente 16%, o que também o torna ideal para o preparo de drinks. Aproveite para degustá-lo com nossos harumakis, tempuras e hot roll.

Hakushika Tokusen Junmai

Refrescante, encorpado e aveludado. Esta versão recebeu diversos prêmios por sua pureza e complexidade de sabores, com notas frutadas que a tornam irresistível.

Uma excelente opção para acompanhar pratos com atum e salmão, como nossos sushis e sashimis. Dizem que é o match perfeito para nossa box Salmão Lovers.

Agora que você já conhece as características de cada tipo de saquê e como harmonizá-lo, que tal colocar em prática? Venha viver uma imersão na culinária japonesa em nossas casas. Estamos te esperando!

Compartilhe:

More To Explore