Sushi: Conheça a História Por Trás Desta Pérola da Culinária Oriental

Chef Mori Ohta

Como Tudo Começou

Por volta do século IV a.C os japoneses precisavam conservar o peixe, alimento abundante neste país. Na falta de geladeiras a solução era armazenar camadas de peixe e arroz em barris de madeira que ficavam maturando por até 3 anos. A fermentação do grão liberava ácido láctico garantindo assim a conservação do peixe. Entretanto, nesta técnica o arroz fermentado tinha que ser descartado ao final do processo.

Com o passar dos anos esta forma de armazenagem foi sendo aperfeiçoada, até que no século VII os japoneses passaram a utilizar pedras para prensar o peixe junto com o arroz, desta forma ambos podiam ser consumidos. Foi um cozinheiro japonês chamado Hanaya Yohei (1799-1858) o criador do niguiri zushi, bolinho de arroz prensado e coberto por uma lâmina de peixe que deu forma ao sushi como o conhecemos agora.

Sushi Contemporâneo: Ingredientes, a Chave do Sucesso

Para preparar sushis de alta qualidade e sabor é preciso usar ingredientes nobres. Os protagonistas são o arroz, o peixe e a alga nori, porém diversos outros insumos podem ser acrescentados, como camarão, geleias e gergelim.

O primeiro passo é fermentar o arroz, que passa a se chamar shari. Depois, o grão fermentado é disposto sobre a alga nori e recheado com peixe. A mistura é enrolada e fatiada. Existem diversos tipos de sushi e várias formas de servi-los. Confira abaixo os mais consumidos em nosso país:

Uramaki: a alga nori envolve o shari e a fatia de peixe.

Niguiri: shari envolto em peixe ou frutos do mar.

Gunkan: este sushi não leva a alga nori. O shari é compactado numa espécie de bolinho de arroz e depois envolto numa fatia de peixe.

Comendo Com os Olhos

Quem criou o ditado “beleza não põe mesa” definitivamente não conhecia a gastronomia japonesa. Assim como a técnica e os ingredientes, a estética e o empratamento sempre foram uma preocupação de cozinheiros que se dedicam à culinária japonesa. Um bom exemplo desta tradição são os belíssimos sushis do Mori Ohta. Cada peça é preparada com técnica, corte adequado e finalização impecável.

Temos em nosso cardápio opções de sushis que agradam a todos. Em nossas unidades você pode escolher entre o Festival Tradicional, que oferece os clássicos da culinária oriental, e o Festival Premium, no qual semanalmente nosso chef cria pratos exclusivos, como o niguiri de vieira com foie gras ou o gunkan com ovas de massago. Venha a uma de nossas unidades ou peça pelo delivery, no iFood, whatsapp ou App do Mori Ohta. Estamos te esperando!

Compartilhe:

More To Explore