Yakissoba: tudo o que você precisa saber sobre esse prato

Chef Mori Ohta

O Yakissoba é um dos pratos orientais mais tradicionais e reúne fãs em todo o mundo. É um prato relativamente simples, mas muito rico em sabores, aromas e texturas, ou seja, uma experiência completa para o paladar. Com certeza, parte do seu sucesso é o fato de que o Yakissoba pode ser preparado de diversas formas por ser muito versátil e prático. Justamente por ser prático, o Yakissoba ganhou fama internacional. Quer saber mais sobre essa história?  Então, siga a leitura que vamos contar tudinho para você, desde a origem desse preparo, como se popularizou, quais são as curiosidades e variações do Yakissoba e muito mais!

Vamos saber tudo sobre essa maravilha culinária?

Conheça a história do Yakissoba

Tipos de Yakissoba

Yakissoba: algumas curiosidades que você precisa saber

Uma receita prática de Yakissoba Tradicional

Uma solução para quem não quer trabalho 

Conheça a história do Yakissoba

A palavra “Yakissoba” é uma aglutinação de duas palavras: “Yaki”, que significa assar ou grelhar, e “Soba”, que significa macarrão.

Em tradução literal, o Yakissoba é um prato feito com “macarrão grelhado”. A etimologia da palavra já a define de forma bastante direta. Mas como esse preparo surgiu? Bem, ao contrário do que muitos pensam, a origem do Yakissoba aconteceu na China, os supostos criadores do macarrão. Porém, foi no Japão que o prato foi aperfeiçoado e popularizado. Nos séculos XIX e XX, durante a Era Meiji, bairros chineses começaram a surgir no Japão, especialmente em cidades portuárias, como Yokohama.

Obviamente, junto com os bairros, os restaurantes chineses também começaram a se espalhar pelo Japão. Diante desse cenário, durante os anos da Segunda Guerra Mundial, um prato chinês, chamado chao men, um macarrão frito com legumes, serviu como base para o preparo dos primeiros Yakissobas. Lembra como falamos que o Yakissoba se popularizou por ser prático? Estávamos nos referindo à necessidade de uma receita rápida de ser preparada para alimentar soldados em combate, ao mesmo tempo que é nutritiva, gostosa e, acima de tudo, acessível. Afinal, o mundo estava em Guerra e o Japão foi profundamente afetado pelo conflito. Por isso, devido à escassez de alimentos e de gás, o Yakissoba original levava bastante repolho, um alimento barato e nutritivo, e era preparado no vapor. O combate mundial acabou, mas o Yakissoba permaneceu. É incrível como um prato que foi fundamental para alimentar soldados famintos tenha se transformado em um preparo cada vez mais sofisticado e detalhista.

Tipos de Yakissoba

A base de um Yakissoba é um carboidrato, geralmente macarrão, preparado em um refogado de proteínas, comumente carnes e legumes, em um molho denso e concentrado e com tons adocicados. A partir daí, o Yakissoba pode tomar muitas direções. É muito fácil inovar e obter um resultado agradável no final.

No Japão, os tipos mais populares são:

Yakissoba Tradicional (Gomoku Yakissoba): é preparado na chapa, com repolho, cenoura, cebola, acelga, óleo de gergelim e regado com shoyu. Depois disso, tiras de carne bovina ou cubos de carne de frango são adicionados. O macarrão entra no final.

Yakissoba Fujinomiya Shizuoka: essa versão traz o Yakissoba com carne suína sem gordura, repolho, gengibre vermelho e macarrão. É ainda salpicado com ervas.

Yakissoba Yokote Akita: é preparado com um macarrão mais fino e o molho é mais adocicado. É servido com ovo frito com gema mole como topping. Os japoneses estouram a gema e misturam o preparado antes de comer.

Yakissoba Jyoshu Ota Gunma: é feito com macarrão mais grosso e seu molho é muito escuro. Geralmente, é acompanhado de abóbora, repolho, beni shouga e aonori.

Yakissoba Hita Ooita: essa versão traz o macarrão frito, não cozido, para ficar crocante. A receita leva shoyu, cebolinha e carne de porco.

Não podemos esquecer de mencionar que o Yakissoba existe também como recheio de pizza e recheio de sanduíche ou como acompanhamento do arroz ou omeletes.

Qual é a sua versão favorita? Deu água na boca, não é?

Yakissoba: algumas curiosidades que você precisa saber

Esse prato rico em sabor também traz muitas curiosidades:

  • O macarrão do Yakissoba é preparado com a base de farinha de trigo e ovos apenas.
  • O molho do Yakissoba se assemelha ao molho inglês, só que mais denso e concentrado.
  • Em festas de rua no Japão, o Yakissoba é muito procurado por residentes e turistas.
  • O Yakissoba é facilmente encontrado em supermercados e lojas de conveniência no Japão, tamanha a sua popularidade.
  • O prato também tem suas versões veganas, em uma receita rica em legumes e vegetais.
  • O Brasil tem sua própria receita de Yakissoba, sendo que quem trouxe o prato original para cá foram os imigrantes asiáticos, por volta de 1900 e 1910.

Agora que você sabe tudo sobre o Yakissoba, resta saber como prepará-lo. Vamos a uma receita prática?

Uma receita prática de Yakissoba Tradicional

Não é difícil preparar um bom Yakissoba diretamente da sua casa. Temos uma receita muito prática que você pode seguir.

Tudo que você precisa é:

Uma proteína picada em tiras ou cubos, como carne bovina ou de frango.

Macarrão com base de trigo e ovos.

Brócolis.

Couve-flor.

Cenoura (em rodelas).

Cebola (cortada em pedaços médios).

Cogumelos, como champignon.

Água.

Molho Shoyu.

Acelga ou repolho.

Pimentão.

Óleo de gergelim.

Sal a gosto.

O segredo é refogar bem os legumes com as proteínas, lembrando de cozinhar o macarrão em uma panela separada. Somente quando o refogado estiver pronto, entre com o macarrão cozido e misture. Atenção no molho também. Ele não pode ser ralo. Alguns preparos pedem um pouco de amido para engrossar o molho.

Uma solução para quem não quer trabalho

Se quiser apreciar um bom Yakissoba, sem se preocupar com o preparo, conte com o Mori Ohta.

Nossos chefs são especialistas no preparo desse prato e irão adicionar um toque especial e inesquecível no seu Yakissoba.

Temos as versões de Yakissoba com carne, frango, misto e a vegetariana também. Estamos esperando você em nossos restaurantes ou iremos atender o seu pedido via delivery.

Peça o seu Yakissoba agora mesmo e receba o prato prontinho aí na sua casa.

Compartilhe:

More To Explore