Peixe Branco: conheça esse alimento essencial para a culinária japonesa

Chef Mori Ohta

Sashimis e ceviches são verdadeiros sucessos da culinária japonesa. Os dois pratos podem ser preparados com peixes brancos, ou White Fish, trazendo leveza e refrescância para os preparos.

Esses não são os únicos preparos da culinária japonesa que levam peixe branco. Para mostrar o quanto esse alimento é versátil, preparamos esse artigo para que você conheça as propriedades do peixe branco e os seus benefícios para o organismo.

Vamos conhecer a versatilidade e as características do peixe branco?

  • Quais são os tipos de peixe branco?
  • Vantagens do consumo do peixe branco
  • O peixe branco e a culinária japonesa

Quais são os tipos de peixe branco?

Os peixes brancos vivem em águas mais profundas e, como o nome sugere, possuem a carne branca ou prateada em sua coloração. A profundidade das águas não afeta apenas a coloração dos peixes brancos, mas também a quantidade de gordura. Essas espécies têm uma carne mais magra e, portanto, mais leves.

O sabor do peixe branco também é mais suave e costuma agradar até os paladares mais exigentes.

Na culinária japonesa, o peixe branco é um dos seus protagonistas. Sendo assim, conheça as principais espécies que podem ser usadas em preparações diversas:

Tilápia: é um peixe branco com carne macia, opaca e com sabor sutil. É muito usado em ceviches e sashimis, em preparos crus, ou filés, na modalidade assada.

Robalo: é muito semelhante à tilápia, com a carne um pouco mais fibrosa, consistente e tenra, além de ser brilhante. É muito usado em sashimis, niguiris e no Usuzukuri

Linguado: esse peixe branco tem a carne um pouco mais consistente, porém macia. É muito consumido assado ou grelhado.

Bacalhau: é um peixe branco mais gorduroso, muito rico em ômega 3. Por isso, é mais consumido na forma assada, grelhada ou como recheio. Na culinária japonesa, é comum encontrar o bacalhau marinado no missô.

Garoupa: esse peixe tem poucas espinhas e pode ser preparada muito facilmente por conta disso. É um peixe recomendado para crianças, por conta da ausência de espinhas e sabor leve.

Merluza: é um peixe branco leve e com baixo teor de proteínas. É muito consumido em filés ou marinado no missô.

Ainda temos outros exemplos de peixes brancos, como o dourado, pirarucu, pintado, prego e carapau.

Vantagens do consumo do peixe branco

O peixe branco é uma refeição leve e não deixa o estômago pesado, por conta da fácil digestão. Além de ser um alimento leve, o peixe branco é rico em proteínas, vitaminas B6 e B12, fósforo, selênio e potássio. Todos esses nutrientes são benéficos para o organismo, ajudando no metabolismo e no fortalecimento do sistema imunológico. Os nutricionistas recomendam o consumo regular de peixes brancos, pois esse alimento é muito benéfico também para a prevenção de doenças cardiovasculares.

O peixe branco também é um aliado no emagrecimento e fortalece o cérebro. É realmente um alimento que precisa estar na dieta de todos.

O peixe branco e a culinária japonesa

A culinária japonesa é leve e sutil por natureza. Desse modo, é claro que o peixe branco é um importante insumo para uma miríade de preparos, especialmente o sashimi, o sushi e o ceviche. Em preparos quentes, o peixe branco marca presença novamente. Afinal, o filé de tilápia tem fãs no mundo todo, especialmente no Brasil.

Aqui no Mori Ohta, nossos chefs são especializados no preparo do peixe branco e sabem preparar esse ingrediente com muito cuidado e delicadeza, garantindo o seu sabor sutil.

Nos visite em um dos nossos restaurantes e tenha uma experiência única com peixes brancos e comida japonesa, em especial sashimis, ceviches e pratos quentes.

O Mori Ohta também vai até você, peça pelo delivery.

Compartilhe:

More To Explore