Como melhorar a experiência com a culinária japonesa

Chef Mori Ohta

A culinária japonesa é uma verdadeira arte, que envolve sabores, texturas, cores e, é claro, rituais. Se no Japão a cultura culinária japonesa tem suas características enraizadas e, por isso mesmo, normalizadas entre sua própria população, para o ocidental as práticas que vêm com a culinária japonesa trazem todo um cenário de novidade, curiosidade e sensorialidade. 

Seja sentado no chão, comendo com os famosos palitinhos (hashi) ou harmonizando a comida com um belo saquê, é impossível negar que a comida japonesa fica ainda mais saborosa com todo o charme que envolve tanto a sua preparação quanto a sua degustação, seguindo costumes e práticas desta cultura tão rica em tradições.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar que, na culinária japonesa, comendo do jeito certo você pode ter uma experiência ainda melhor!

Acompanhe.

Uma experiência artística com a culinária japonesa

Uso do Hashi

Os famosos pauzinhos, os hashis, podem ser um desafio para os iniciantes na culinária japonesa, mas depois que você pega o jeito são bem fáceis de usar. 

Só não deixe que isto te impeça de aproveitar a experiência desta culinária incrível. Se estiver sentindo insegurança com os hashis, não exite em pedir por talheres!

E aqui uma dica de etiqueta para complementar sua imersão na experiência da culinária japonesa: nunca coloque os hashis em pé no arroz, pois isso faz parte de um ritual funerário budista de oferecer comida ao falecido e é considerado ofensivo durante as refeições.

O mais famoso: sushi

Quando as pessoas pensam em culinária japonesa, o sushi costuma ser a primeira comida que vem à mente. 

Como um dos principais símbolos do Japão, o sushi é mais do que apenas peixe cru: ele tem sido um alimento amado por séculos e é popular em todo o mundo.

Experienciar o sushi como entrada ou como prato principal é parte de uma experiência perfeita da culinária japonesa!

Os mestres de sushi são chamados Taisho e se tornar expert nesta arte leva décadas de treinamento. 

Se você está procurando uma autêntica experiência japonesa, experimente conhecer uma das unidades do Mori Ohta

Com tradição e qualidade, em nossos restaurantes você vai poder experimentar toda a verdadeira experiência da culinária japonesa!

Shari: o arroz que conquistou o mundo 

O arroz na culinária japonesa é a base para muitos pratos, inclusive para o sushi. 

O shari é um ingrediente indispensável para o sushi bem feito. Primeiro deve-se fazer o gohan, arroz japonês, que é a base do shari.

E então unir o shari a um bom peixe fresco para um sushi deliciosos. 

Detalhe: o peixe estar fresquinho faz toda a diferença na hora de proporcionar uma experiência saborosa e nutritiva. 

O toque especial: shoyu e wasabi

A experiência da culinária japonesa é toda pautada em sensações: são cores, sabores, texturas… 

E o shoyu, famoso molho a base de soja, é o acompanhamento perfeito que harmoniza com equilíbrio na culinária japonesa. Sem roubar o sabor dos alimentos, ele agrega um tempero a mais que parece realçar o paladar. 

Outro acompanhamento especialmente tradicional na culinária japonesa é o wasabi. 

Esta pasta feita com gengibre tem excelentes propriedades antioxidantes e é também muito popular na culinária japonesa. 

Mas, cuidado! Ela é bem forte e pode ser muito impactante para iniciantes. 

Sugerimos provar com parcimônia até entender qual é a quantidade ideal para você!

Dica do Chef: do Mori Ohta para você

Para o Chef Soucha, do Mori Ohta, são 4 elementos que proporcionam a experiência perfeita da culinária japonesa japonesa: 

Pra mim, o sushi de qualidade é feito com peixe muito fresco; shari feito com acidez certa, tem uma doçura mas não muito doce; wasabi de qualidade e, o mais importante, fazer a pressão certa do peixe no arroz. Isso vai mudar completamente a experiência de um sushi bem feito. E sem dúvida nenhuma o quarto elemento, além do peixe, wasabi e o arroz, um shoyu de qualidade.

Já deu para perceber que aqui no Mori Ohta a culinária japonesa é tratada realmente como arte e feita por quem entende do assunto, né? 

Venha vivenciar a verdadeira experiência da culinária japonesa com a gente no Mori Ohta. 

Esperamos você!

Compartilhe:

More To Explore